quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dicas: Barracas - Parte 3

Quechuahttp://www.quechua.com/pt-BR/

Uma marca nova para os Brasileiros. De origem Francesa possuem barracas normais e as chamadas "2 seconds" que armam praticamente de forma instantânea. Porém todas elas são submetidas a rigorosos testes de vento e chuva:



Apesar de usar um sistema de classificação diferente das demais, chamado "Teste do Chuveiro" suas barracas tem resistência mínima de 2000 mm para o teste de Coluna D'agua. O que para os padrões brasileiros está de bom tamanho.

O que se tem a falar contra a Quechua? Somente com relação a linha "2 seconds"; Apesar de serem barracas tipo "pop-up", que armam praticamente sozinhas, o seu transporte é um tanto peculiar. Todas elas são guardadas em uma sacola redonda em formato de disco. Não preciso nem mencionar que isso não combina com uma mochila cargueira ou até outra mesmo de menor capacidade. Serve somente se for para uma Camping cuja a distância seja curta ou que você possa parar com o seu carro ao lado do acampamento. Além disso costumam ser um pouco mais pesada que o normal.

The North Facehttp://www.thenorthface.com/en_US/index.html

Talvez sejam consideradas as melhores barracas do mundo. É costume ver suas tendas em lugares de alta montanha, inclusive na região do Himalaia. Mas como eu falei no início destes comentários. Tudo que é muito bom tem um alto preço. E coloca alto nisso. Seus equipamentos em geral são extremamente caros, e você questiona se de fato o investimento neste material vale a pena. Talvez para quem esteja nas classes A e B econômica até vale, mas sinceramente tem boas marcas com produtos de qualidade sem necessariamente ter os preços orbitantes que eles possuem.

Este modelo abaixo é um dos mais em conta. Custa "apenas" US$ 439,00. Imagina. Convertendo para o real e mais os impostos, quanto sairia o preço desta barraca? Em compensação eles se dão ao luxo de excluir o sobreteto e ainda oferecer uma resistência de 3000mm de Coluna D´agua. Mas também por este preço...

Manasluhttp://www.manaslu.com.br/index_inicial.htm

Pouco divulgada e quase um "Cult" entre alguns montanhistas. É a única marca brasileira que eu tenho conhecimento que faz equipamento para alta montanha. Costuma produzir por encomenda. Seus preços devido a este sistema de produção acaba encarecendo também o seu preço final. Mas quem tem rasga elogios e que não fica nada a dever as grandes deste setor. Somente pelo preço.


Bastões de Caminhada