segunda-feira, 26 de maio de 2014

Aliviando Peso - Alimentos

É a típica coisa, que não pode faltar. Porém nem sempre as pessoas fazem da coisa certa. Enfiam diversos alimentos pesados e volumosos na mochila e tacam de andar. Daqui a pouco começar a perder força, e quando se abre muitas vezes ficamos horrorizados com o que vemos.
Geralmente isso acontece com "marinheiro de primeira viagem", que não sabe dosar e com receio de passar fome no trajeto acaba por levar demais. Eis aqui uma sugestão do que levar:
Barra de Cereais: Clássico. Sacia a sua fome e ainda fornece uma boa quantidade de fibras.
Barra de Proteínas: O lance é pesado? Não esqueça de levar esta barra, similar a barra de cereais, porém mais rica em proteína e carboidrato.
Gel energético: Dos três o mais leve de carregar, e também o mais potente em matéria de repor energia. É tão forte que é indicado a beber água logo em seguida, pois há casos de ataque aos rins por aqueles que não ingeriram.
Isotônico: O velho e bom Gatorade pode ir como seu suprimento de líquido que você irá beber. Ele repõe seus sais perdidos. Mas quer algo mais leve? Já existe a venda em pó e em comprimidos efervescentes que são bem mais práticos de levar.
Biscoitos? Até pode. Mas como disse sem exageros e leve os pacotes mais leves, e que não quebre tão fácil.
Banana passa: Nada mais é do que banana desidratada. Ótimo repositor de potássio e carboidrato.
Sanduíches: Quando a trilha é longa e leva-se mais de um dia, eles são ótimos para horas de lanche, café da manhã e até mesmo para substituir um almoço ou janta (nunca os dois). Escolha alimentos que durem bastante de fora da geladeira por mais tempo, como queijos amarelos, salames entre outros. Se ainda quiser variar o cardápio e houver mais de um momento de refeição, escolha aquilo que estraga mais rápido para consumir primeiro, deixando os demais para depois.
Hora do almoço ou janta: Me desculpem os críticos, mas o velho e bom miojo ainda é um dos melhores alimentos para se levar em acampamentos. Porém hoje em dia tem os alimentos liofilizados, que são alimentos em pó desidratados e bem leves também. Pode acompanhar também salame e outros alimentos leves e duráveis.
Como planejar os intervalos das refeições? Da mesma forma como você costuma fazer no dia a dia: Café da manhã, almoço, lanche e janta. Veja o que abrange seu trajeto, os pontos de paradas e não deixem estes horários passarem em branco. Almocem ou jante a comida que você trouce, ou substitua um deles pelo sanduíches, como falei anteriormente. Os demais alimentos são usados entre as refeições, para repor a energia desgastada ou até mesmo para dar um gás a mais.
Todas estas opções são extremamente leves e de pouco volume. Existem outros também que você pode levar, como caldinhos em pó, sopas, etc. Via do gosto de cada um.
Outra dica importante: TRILHA NÃO É LUGAR PARA FAZER DIETA.

Bastões de Caminhada