sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Trekking: Pernoite ou não pernoite. Eis a questão.



Mas o que é trekking afinal. Realmente seria necessário o pernoite para caracteriza-lo, como tanto é divulgado por aí?

Ok. No meu post sobre dicas básicas, eu mesmo usei a definição como uso de pernoite. Sempre houve uma dúvida na definição desta palavra, que é de origem inglesa. Até antes, a definição de trekking era destinada a percursos longos. Enquanto para percursos curtos o termo usado seria Hiking. Mas como se define também o que é longo ou curto? E está certa esta definição de hiking também?

Para buscarmos alguma respostas vamos partir dá origem dá palavra que é inglesa, como já afirmei antes. De acordo com o dicionário Cambridge, um dos mais conceituados do mundo para a linguá inglesa é a seguinte: The activity of walking long distances on foot for pleasure. Traduzindo: A atividade de caminhar longas distâncias a pé por prazer.

Opa! Alguém aí ouviu em falar em pernoite? Vamos mais a fundo. Trekking na verdade seria um "gerúndio" dá língua inglesa, que se origina da palavra Trek. Cujo significado para Cambridge é: To walk a long distance, usually over land such as hills, mountains, or forests. Traduzindo: Caminhar uma longa distância, geralmente sobre a terra como montes, montanhas ou florestas.

Mais uma vez não aparece a palavra pernoite ou similar. Além disso é acrescentado elementos de acidentes geográficos e vegetação tudo no plural.  Ou seja, além de ser um percurso de longa distância ele passa por diferentes ambientes, ou paisagens se preferir. A palavra Trek também pode ser vista como jornada, onde há o deslocamento do indivíduo de um local, território ou região para outro com características diferentes.

Vamos tomar um exemplo clássico. A travessia Petrópolis x Teresópolis. O normal é percorrer seus 30 km passando por vegetações, montanhas, córregos ao longo do seu caminho em três dias. Esta definição cai bem na definição que usa o pernoite como principal característica. Mas se o sujeito fizer em um dia? Ele fez um hiking?

Vamos ver a definição de hiking por Cambridge:

The activity of going for long walks in the countryside.

Vamos aproveitar e definir também o que é walking:

The activity of going for a walk, especially for pleasure.

Em hiking ele se refere novamente a longas distâncias, mas contudo a palavra countryside se refere no campo, neste caso em uma mesma região. Ou seja, ele não sai do local ou região onde se encontra. Outra coisa. Desmente a característica de ser percurso curto, tão divulgado por aí erroneamente.

Walking seria simplesmente caminhar por prazer. Não há nenhuma informação de caminhada longa, portanto se não há referência, não se deve caracterizar como tal.

Portanto se chega as seguintes conclusões:

Trekking: Caminhada longa, passando por diversos ambientes diferentes como montes, morros, montanhas, florestas entre outros.

Hiking: Caminhada longa em uma mesma região ou local.

Este estudo que eu levantei foi baseado especificamente na etimologia. Estudo da formação das palavras. E tem como principal fonte o site de Cambridge: www.dictionary.cambridge.org/pt

Se tiverem mais alguma informação a passar, dúvidas ou questionamentos é só fazer aqui no post.

Até a próxima.

Novas Mochilas Osprey - Linha Exos

As mochilas mais leves da Osprey Review by Arco e Flecha.